Gregório Marin Preciado: Espanha, o orgulho e o amor pela origem

Este blog traz depoimentos sobre a vida do empresário Gregório Marin Preciado. O post de hoje aborda o início da sua vida como profissional e pequeno empreendedor.

A política, como componente marcante do meu destino, fez primeiro com que minha família, pais e irmãs, nos trouxessem ao Brasil e, agora, me obriga a abrir um pouco do meu histórico como pessoa e empresário.

Meu pai, Gregorio Marin Burdio, (nascido em Zaragoza – Espanha no ano de 1.911 e falecido no Brasil em 1.982) foi um idealista. Seus ideais, na vulcanicidade de sua pós-juventude o levaram a entrar e participar do núcleo duro do movimento anarquista espanhol.

Depois na Revolução sangrenta Espanhola, ele se engajou, obviamente, no lado Republicano e lutou na frente de batalhas. Ao perder para Franco, teve que se exilar e refugiou-se na França, onde ficou em campos de concentração por três anos. Quando a Alemanha invadiu a França, meu pai foi libertado e foi aí que provou a honra, lealdade e amor que tinha pela minha mãe. Ele sabia que ao regressar para Espanha poderia ser preso (Franco odiava quem tinha lutado a favor dos republicanos, tanto que muitos espanhóis decidiram ficar na França e abandonaram suas famílias, esposas e filhos com medo de serem perseguidos na Espanha), mas meu pai não titubeou, voltou para Espanha.

A liberdade ainda não o aguardava, chegando foi preso por mais dois meses. Libertado, pode até que em fim iniciar uma vida com sua querida mulher Concepción Preciado Garcia (no Brasil ela teve o nome mudado para Asunción, nascida em Valência – Espanha, hoje com 90 anos) e conhecer finalmente o que a vida tinha lhe presenteado durante a sua ausência da Espanha nessa longa e dura jornada que lutou na guerra e ficou preso: sua filha primogenita, minha irmã, Asunción, que nessa época já tinha quase três anos. Seus ideais lhe deixaram uma seqüela dura no dia a dia: era interrogado pela polícia (Guardia Civil) todos os meses, sendo vigiado atentamente todos os dias.

Esse post foi publicado em Vida Aberta - Gregório Marin Preciado e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Gregório Marin Preciado: Espanha, o orgulho e o amor pela origem

  1. Izabel disse:

    Me orgulho de minha família. Meu avô Gregorio Marin nao abandonou nem minha avó Concepcion nem minha mae Asuncion. Quantos outros o fizeram. Mas meu avô, Yayo, era um homem de honra, um homem digno de um patriarca de uma família construida a base de amor e dignidade. Essa é a base de minha família e assim somos e seremos, sempre, digam o que digam, sempre será inveja do que somos….. O que temos sao para poucos. Família Marin Preciado amo vocês.

Deixe um comentário